Cuidados na hora de fazer um consórcio imobiliário

Cuidados na hora de fazer um consórcio imobiliário

Os consórcios são uma ótima maneira de você adquirir bens, mas você deve estar atento na hora de contratar seu consórcio, por isso separamos 13 cuidados na hora de fazer um consórcio imobiliário.

Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário funciona através do autofinanciamento de um grupo de pessoas que tem objetivos em comum, como a aquisição de um imóvel, por exemplo.

Para que isso aconteça de forma organizada, existem as administradoras de consórcio, que são responsáveis por realizar os sorteios de contemplação, administrar as finanças do grupo e também solicitar o pagamento dos consorciados.

Para que a administradora possa realizar suas funções, ela cobra uma pequena taxa de administração dos consorciados, que é muitas vezes menor que as taxas e juros de empréstimos e financiamentos tradicionais.

1. Cuidado com a administradora ao fazer um consórcio imobiliário

Escolher a administradora do seu futuro consórcio imobiliário é um passo importante para você ter cuidado, afinal é a administradora que é responsável por gerir o dinheiro do grupo.

O órgão responsável por fiscalizar as administradoras é o Banco Central do Brasil, portanto, as administradoras que estão operando regularmente estão expressamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Outra dica importante é você sempre evitar administradoras que estejam perto de falência, pois assim você garante que não terá problemas com seu bem ou o dinheiro que você investir no consórcio imobiliário.

 

Cuidados ao adquirir o consórcio imobiliário

2. Prazo de duração

Verifique no contrato a duração e o prazo do seu plano. O prazo máximo normal para o consórcio imobiliário é de 180 meses, porém algumas administradoras oferecem prazos maiores e outras, menores.

Esteja atento ao prazo do seu consórcio imobiliário para se programar financeiramente.

3. Leia o contrato

Leia atentamente seu contrato antes de aderir ao consórcio imobiliário, pois nele você saberá todas as regras que irão atuar sobre você e o grupo de consórcio.

No contrato você terá informações sobre os prazos, o valor total do bem escolhido, a porcentagem para seu lance fixo, se a administradora permite a venda da carta de crédito, seja contemplada ou não, etc.

4. Conheça seus direito e deveres

Os consórcios no Brasil foram regulamentados pela lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008. Nela é explicado todos os seus direitos e deveres no consórcio imobiliário.

Sua leitura vale a pena, pois você poderá entender como o consórcio imobiliário funciona através da lei.

5. Patrimônio de afetação

A administradora e o imóvel adquirido pelo consórcio devem ser separados porque, caso a empresa tenha qualquer tipo de envolvimento judicial que possa comprometer o seu vínculo com a administração, você certamente terá algumas dores de cabeça e prejuízos na hora de receber o bem desejado.

Evite ao máximo empresas com risco de falência pois você pode se incomodar para resolver.

6. Dados da carta de crédito

Se você está adquirindo uma carta contemplada, confira todos os dados dela junto com a administradora de origem para ter certeza que não está caindo em nenhum golpe.

Sabemos que não é incomum a prática de golpes com consórcio imobiliário contemplado, por isso é importante estar de atento aos detalhes e conferir com a administradora.

7. Veja sua disponibilidade financeira

Antes de aderir aos consórcios, busque planejar e projetar sua disponibilidade financeira.

Como os consórcios são uma maneira de autofinanciamento, caso você deixe de pagar uma ou mais parcelas, você está prejudicando o grupo e a si mesmo.

Além do mais, você só poderá participar da contemplação por sorteio caso esteja com as parcelas em dia. Se você estiver com parcelas atrasadas, você ainda poderá oferecer lances para ser contemplado, mas terá um prazo para pagar o valor ofertado.

8. Converse com o vendedor

Converse com nossos vendedores de consórcio imobiliário para tirar todas suas dúvidas e adquirir um excelente consórcio.

Temos mais de 30 anos de experiência com consórcios e podemos indicar os melhores grupos de consórcio imobiliário.

9. Desconfie de anúncios vantajosos

Desconfie de anúncios em jornais ou na internet que sejam muito mais vantajosos que outros. Valores muito abaixo do comum e benefícios exagerados devem ser examinados cuidadosamente, pois têm maiores chances de ser golpes.

 

Cuidados durante o consórcio

10. Participe das assembleias

Participar das assembleias, principalmente as assembleias gerais, é fundamental para você entender as movimentações do seu grupo.

Acompanhar as assembleias também permite que você verificar quaisquer inconsistências.

Verifique se a administradora desejada tem a prática de realizar assembleias gerais e se assim você poderá saber de todas as movimentações financeiras do grupo.

11. Dados atualizados

Mantenha seus dados atualizados na administradora de consórcio imobiliários.

Caso você mude seu celular, e-mail ou mesmo endereço de residência, você deverá informar essas mudanças para a administradora e assim ela poderá entrar em contato com você quando você for contemplado.

12. Reajuste do valor da carta e das parcelas

Para manter seu poder de compra, as cartas de crédito do consórcio imobiliário são reajustadas de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Com o reajuste do valor total, isso também significará um reajuste no valor das parcelas, que podem ficar mais caras ou até mais baratas em alguns casos.

Lembre-se que o reajuste está somente mantendo seu poder de compra, não sendo um encarecimento real, pois a média dos imóveis ficou mais cara. A ideia é que você possa comprar o imóvel desejado mesmo se 10 anos se passarem.

13. Cuidar das finanças

Cuide muito bem das suas finanças enquanto estiver concorrendo ao consórcio. Caso você não seja capaz de pagar as parcelas do seu consórcio, você não poderá mais concorrer à contemplação por lances.

Se você foi contemplado, também não poderá usar sua carta contemplada de consórcio de imóvel sem antes quitar as parcelas junto da administradora escolhida.

Busque fazer um planejamento financeiro e cortar gastos até o momento da compra do imóvel pelos consórcios. Depois disso você poderá relaxar um pouco sobre sua saúde financeira, mas mantenha sempre em mente que você cria uma reputação financeira no mercado de créditos, por isso é importante você não se manter endividado.

 

Converse com nossos consultores para saber mais sobre nossos consórcios. Somos representante autorizado de algumas das maiores administradoras de consórcio do Brasil, como Banco do Brasil e Caixa. Entre em contato conosco para simular e contratar seu consórcio.

Endereço:

Ed. Hom Lindóia,

Avenida Assis Brasil, 3535,

11º andar, salas 1117 e 1118,

Jardim Lindóia,

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Brasil

Atendimento no escritório

Segunda a sexta-feira

das 8:00 as 18:00

ou com horário agendado

Atendimento por telefone ou WhatsApp

24 horas por dia

7 dias por semana

Redes sociais:
Facebook:
Site criado porAção Web - Sites e Marketing Digital
Simulador Simulador
x

Simule seu consórcio

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

WhatsApp